A Arte da Poltica

     Em mais de 116 anos de República no Brasil, a política sempre esteve presente no cotidiano das pessoas, até mesmo nos atos de omissão, uma vez que não existe neutralidade na política. Ou se toma um posicionamento perante as questões sociais ou se legitima o status quo através da omissão. Portanto, fazer política é considerada uma arte que muitos filósofos da Idade média associaram os dois domínios no sentido de aproximação.

     Para Nicolau Maquiavel, em "O Príncipe", a política vista como arte tinha uma vibração elitista, oligárquico, pois as duas esferas eram percebidas como mistérios abertos aos poucos que tinham dotes para apreender seus códigos e técnicas. Maquiavel foi o pensador mais importante que popularizou uma visão aproximada das duas esferas, já que para a política é metaforicamente, uma arte de homens em liberdade, exatamente pelo esforço e pelo conhecimento exigidos para registrar ações, gerir Estados e aperfeiçoar a sociedade contra as trapaças e dificuldades da vida.
     Então o sentido político da arte estaria, em primeiro lugar, no fato de que a obra de arte induziria as pessoas a pensar por si mesmas e simultaneamente, fazer desse pensamento algo
compartilhado com o mundo ao redor.
      Atualmente se tem uma visão sonhadora e apenas adaptada ao utilitarismo, uma vez que, para a maioria, seu sentido é somente o de gerar melhorias na educação, na saúde, na segurança, etc. A atividade política foi transformada em mera habilidade técnica, passando a responder a questões que, na verdade, lhe são exteriores. Sendo transformadas em quase sinônimo de administração e tendo como critério do bom exercício político a quantidade de bens materiais que os governos podem proporcionar. Esvaziou-se a capacidade de produção de significado da ação deliberativa, esgotou-se a crença de que através do debate seja possível as saídas para os grandes dilemas humanos e, diante do descrédito exacerbado, a política tornou-se mais uma instância sem sentido em uma sociedade abarcada pelo consumismo e pelo tecnicismo.

                                                                         Eleições
      
     O voto é a mais antiga ferramenta do brasileiro para exercer sua cidadania e escolher seus representantes. Da Vila São Vicente, em 1532, até a reabertura democrática da Constituição de 1988 esse direito sofreu diversas restrições, como por exemplo a exigência de uma renda mínima e a exclusão do voto feminino.
     Após experiências feitas desde 1989, 57 cidades com mais de 200 mil habitantes, usaram urna eletrônica na eleição municipal. Em 2000, na primeira eleição totalmente informatizada do mundo, 110 milhões de pessoas escolheram prefeitos e vereadores de 5559 municípios.

Celiane Lemos Vilarim

           Jornalista
Categoria:Política

Deixe seu Comentário